Como a Queijenharia surgiu
Nosso mestre Queijenheiro, Fernando Rodrigues, nasceu no Araxá, em Minas Gerais. Cidade reconhecida internacionalmente pela tradição e qualidade de seus queijos, já premiados entre os melhores do mundo.
E, foi com seu avô Zé Guimarães, que comercializava queijos, que ele viu o processo de cura pela primeira vez. A paixão pela cura dos queijos foi crescendo e se transformou em hobbie.
Os queijos minas curados fizeram tanto sucesso nas rodas dos amigos, que ele decidiu criar a Queijenharia, em 2015.
Desde então, Fernando vem desenvolvendo queijos especialmente para harmonizar com cachaça, vinho e cerveja.
As experimentações do mestre Queijenheiro, testando métodos como a afinação francesa e somando diferentes especiarias ao processo de maturação, já resultaram em 13 sabores de queijos no nosso cardápio.
Pra gente, queijo não é só um alimento.
Queijo é um convite pra brindar o que a vida tem de melhor.
De onde vêm os nossos queijos
A origem diz muito sobre um queijo. No nosso caso, ela diz: pode confiar.
Os nossos produtos são do tipo minas artesanal de leite cru. Os queijos vêm da cidade de Araxá, Minas Gerais, região reconhecida pela tradição e qualidade dos queijos. Eles são feitos artesanalmente em uma fazenda premiada, em parceria com o produtor Reinaldo Lima.
De Araxá, os queijos são trazidos para a cidade de Rio Acima, na região metropolitana de BH, onde o nosso mestre Queijenheiro, Fernando Rodrigues, conduz o processo de cura.
Como funciona a curadoria artesanal
Não são só os vinhos que melhoram com o tempo.
O processo de cura também é conhecido como maturação ou afinação francesa. A cura faz com as características naturais do queijo, como sabor e textura, sejam acentuadas.
Trata-se de um processo totalmente artesanal, com manutenção diária. O tempo médio de cura dos nossos queijos é de 30 a 60 dias. No entanto, alguns queijos, de longa maturação, chegam a ter mais de 18 meses de cura.
Para adicionar novos sabores e texturas aos queijos, durante o processo de maturação, nós adicionamos alguns ingredientes e especiarias, como pimentas, pápricas, ervas e azeites.
O resultado são queijos com sabores únicos e intensos.